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Grande Recife

Publicada em 09/11/24 às 18:40h - 768 visualizações
Via Metropolitana Norte: Nova Etapa de Obras Promete Melhorar Mobilidade e Minimizar Alagamentos na Região Metropolitana do Recife
Obras de alargamento do Canal do Fragoso entram em fase decisiva com previsão de conclusão para 2026.

Rádio Mais FM

Via Metropoliatana está em nova fase  (Foto: Divulgação/Governo de Pernambuco)

O Governo de Pernambuco anunciou um novo marco na execução das obras da Via Metropolitana Norte. A nova fase começou com o alargamento e revestimento do trecho final do Canal do Fragoso, em Olinda, cuja extensão será ampliada até a Ponte do Janga, no município de Paulista. Esse trecho inclui 1,1 km de vias marginais e visa solucionar um dos maiores gargalos de mobilidade e drenagem na Região Metropolitana do Recife.


Impactos para Mobilidade e Segurança Hídrica

A obra, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), está prevista para ser entregue em junho de 2026. De acordo com a secretária Simone Nunes, a execução deste último trecho é crucial para garantir uma drenagem eficiente das águas na área. “Essa fase vai garantir o escoamento adequado da água até a foz do canal em Paulista, promovendo uma mobilidade eficiente e ligando as cidades ao longo da Via Metropolitana”, afirmou a secretária.


A comitiva da Seduh e da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) esteve presente nos locais da obra para supervisionar o andamento dos trabalhos, assegurando a qualidade e eficiência do projeto. Além de melhorar o trânsito na região, a expansão e o alargamento do Canal do Fragoso têm o potencial de mitigar os problemas de alagamento que há anos afetam moradores e comerciantes locais.


Fases do Projeto e Estrutura Prevista

O projeto da Via Metropolitana Norte está dividido em cinco fases, todas em andamento, abrangendo 2,2 km de canal revestido, quatro pontes e 6,1 km de vias marginais que ligam a rodovia PE-15 à Ponte do Janga. A infraestrutura adicional de pontilhões e vias marginais permitirá melhor fluxo de veículos, além de criar alternativas de mobilidade e acesso para os municípios adjacentes.


Investimento e Financiamento

O investimento total nas obras de urbanização, pavimentação e instalação de ciclofaixas é de R$ 381 milhões, financiado com 30% de recursos federais e 70% de recursos estaduais. O montante cobre as intervenções necessárias na via e no canal, excluindo as desapropriações de imóveis. Esse projeto é visto como um avanço significativo em infraestrutura, oferecendo soluções de mobilidade para os moradores da área norte da Região Metropolitana do Recife.


Benefícios para a População e Meio Ambiente

A obra da Via Metropolitana Norte representa uma resposta direta à necessidade de infraestrutura para resolver problemas crônicos de alagamentos e melhorar a mobilidade urbana. Além disso, a criação de ciclofaixas e vias pavimentadas será um incentivo ao uso de meios de transporte alternativos, como bicicletas, promovendo a saúde e o bem-estar da população local.


Com previsão de término para 2026, a Via Metropolitana Norte promete ser um marco na reorganização do tráfego e no desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana, facilitando a vida de milhares de pernambucanos e promovendo um futuro mais seguro e acessível.




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