Via Metropoliatana está em nova fase (Foto: Divulgação/Governo de Pernambuco)
O Governo de Pernambuco anunciou um novo marco na
execução das obras da Via Metropolitana Norte. A nova fase começou com o
alargamento e revestimento do trecho final do Canal do Fragoso, em
Olinda, cuja extensão será ampliada até a Ponte do Janga, no município
de Paulista. Esse trecho inclui 1,1 km de vias marginais e visa solucionar um
dos maiores gargalos de mobilidade e drenagem na Região Metropolitana do
Recife.
Impactos para Mobilidade e Segurança Hídrica
A obra, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento
Urbano e Habitação (Seduh), está prevista para ser entregue em junho de
2026. De acordo com a secretária Simone Nunes, a execução deste último
trecho é crucial para garantir uma drenagem eficiente das águas na área. “Essa
fase vai garantir o escoamento adequado da água até a foz do canal em Paulista,
promovendo uma mobilidade eficiente e ligando as cidades ao longo da Via
Metropolitana”, afirmou a secretária.
A comitiva da Seduh e da Companhia Estadual de Habitação
e Obras (Cehab) esteve presente nos locais da obra para supervisionar o
andamento dos trabalhos, assegurando a qualidade e eficiência do projeto. Além
de melhorar o trânsito na região, a expansão e o alargamento do Canal do
Fragoso têm o potencial de mitigar os problemas de alagamento que há anos
afetam moradores e comerciantes locais.
Fases do Projeto e Estrutura Prevista
O projeto da Via Metropolitana Norte está dividido em
cinco fases, todas em andamento, abrangendo 2,2 km de canal revestido, quatro
pontes e 6,1 km de vias marginais que ligam a rodovia PE-15 à Ponte
do Janga. A infraestrutura adicional de pontilhões e vias marginais
permitirá melhor fluxo de veículos, além de criar alternativas de mobilidade e
acesso para os municípios adjacentes.
Investimento e Financiamento
O investimento total nas obras de urbanização, pavimentação
e instalação de ciclofaixas é de R$ 381 milhões, financiado com 30%
de recursos federais e 70% de recursos estaduais. O montante cobre as
intervenções necessárias na via e no canal, excluindo as desapropriações de
imóveis. Esse projeto é visto como um avanço significativo em infraestrutura,
oferecendo soluções de mobilidade para os moradores da área norte da Região Metropolitana
do Recife.
Benefícios para a População e Meio Ambiente
A obra da Via Metropolitana Norte representa uma resposta
direta à necessidade de infraestrutura para resolver problemas crônicos de
alagamentos e melhorar a mobilidade urbana. Além disso, a criação de ciclofaixas
e vias pavimentadas será um incentivo ao uso de meios de transporte
alternativos, como bicicletas, promovendo a saúde e o bem-estar da população
local.
Com previsão de término para 2026, a Via Metropolitana Norte
promete ser um marco na reorganização do tráfego e no desenvolvimento
sustentável da Região Metropolitana, facilitando a vida de milhares de
pernambucanos e promovendo um futuro mais seguro e acessível.