Segunda-feira, 21 de Abril de 2025

Buscar  
Grande Recife

Publicada em 26/02/25 às 18:33h - 801 visualizações
Governo de Pernambuco republica edital para construção do Trecho Sul do Arco Metropolitano
Obra viária promete melhorar o tráfego na RMR e conectar polo industrial ao Porto de Suape

As Mais

Arco Metropolitano  (Foto: Divulgação)

O Governo de Pernambuco republicou, nesta quarta-feira (26), o edital de licitação para as obras de construção do Trecho Sul do Arco Metropolitano. Com a nova publicação, houve reajuste no valor da obra e um adiamento no prazo para apresentação das propostas, que passou de 31 de março para 11 de abril.


A intervenção é uma das principais promessas para desafogar o tráfego na Região Metropolitana do Recife (RMR), ligando o polo industrial da Mata Norte ao Porto de Suape, no Cabo de Santo Agostinho. Com a atualização, o orçamento da obra passou para R$ 744,2 milhões, um aumento em relação ao valor anterior de R$ 743,6 milhões.


Divisão da obra e impactos no cronograma

O projeto do Arco Metropolitano foi dividido em duas etapas:


  • Trecho SulSerá o primeiro a ser executado, conectando o município de Moreno até a BR-101 Sul, no Cabo de Santo Agostinho, com 25,3 km de extensão.
  • Trecho Norte – Ainda sem previsão de início, esse trecho ligará Paudalho a Igarassu, mas enfrenta impasses devido a discussões sobre impactos ambientais.


O novo aviso de licitação foi republicado no Diário Oficial do Estado, após ajustes exigidos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Anteriormente, o edital já havia sido revisado em 8 de fevereiro para atender às exigências do órgão de controle.


Com o adiamento da abertura das propostas, a previsão inicial de início das obras em abril poderá sofrer mudanças, sendo necessário um novo ajuste no cronograma.


Objetivo e importância do Arco Metropolitano

A construção do Arco Metropolitano é considerada uma solução estratégica para melhorar a mobilidade urbana e logística na RMR. Atualmente, a movimentação de cargas e veículos pesados na BR-101 e BR-232 causa engarrafamentos frequentes, impactando diretamente o escoamento da produção industrial e o trânsito de passageiros.


A obra, quando concluída, deve reduzir o tempo de deslocamento, facilitar a integração rodoviária e impulsionar o desenvolvimento econômico de Pernambuco.


A expectativa agora é para a definição da empresa responsável pela execução do Trecho Sul e o consequente anúncio do novo cronograma.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Estatísticas
Visitas: 37859 Usuários Online: 104





Publicidade Lateral



Peça sua Música

  • Ricardo
    Cidade: Sergipe
    Música: Qualquer uma de noite ilustrada
  • Lucas manoel
    Cidade: Olinda PE
    Música: O MORRO DESCE A LADEIRA de Paulão Santos
  • Lucas manoel
    Cidade: Roraima
    Música: A casa de vó
  • Tony Silva
    Cidade: Brasil
    Música: Sunday Bloody Sunday
  • Sérgio Sales
    Cidade: Brasil
    Música: Faroeste Caboblo - Legiao Urbana
Bate Papo

Digite seu NOME:


(81) 98907-3310





Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - As Mais - Todos os direitos reservados